Decoração rústica: tendência segue em alta
Madeira, elementos intimistas e muito charme. A decoração rústica já está algum tempo em alta, mas não vai sair de cena nem tão cedo.
Misturando materiais da natureza com cores terrosas, essa decoração segue em alta para casamentos tanto de dia como durante a noite. Em primeiro lugar, para fazer uma decoração rústica é preciso entender seu conceito. Leia e entenda um pouco mais sobre a tendência.
O estilo rústico propõe um regresso às origens. Ele mistura um pouco do country, no kitsch (que tem uma pegada de ousadia cultural) e do vintage (ou retrô – como preferir). Mas como usar no seu casamento? Veja algumas dicas de como incorporar o rústico à sua história de amor.
De dia ou à noite
O horário da cerimônia pouco importa. A decoração rústica valoriza cada detalhe do ambiente deixando os espaços mais envolventes e aconchegantes. Em suma, para criar uma estética rústica, vale a pena investir nos móveis gastos (com aspecto de surrado), plantas naturais e tons terrosos.
Decoração rústica e valorização da natureza
Como vimos, o horário pouco importa, mas o estilo da festa deve ter um tom de natureza envolvido. Para isso, esse estilo combina muito bem com casamentos realizados ao ar livre. Noivas que sonham em casar rodeada de muito verde, em sítios ou fazendas e optam pela decoração rústica estão no caminho certo (e mais fácil). Dessa forma, é possível valorizar tudo o que a natureza tem a oferecer. Abuse dos canteiros de flores, das folhagens e de cada árvore que o local oferece.
Iluminação
Em primeiro lugar não é porque você vai casar de dia que não precisa pensar na iluminação. Para dar um ar mais intimista e descontraído combine as músicas de fundo com uma iluminação mais suave e indireta. Essa decoração é sinônima de velas e castiçais. Usar objetos pessoais como abajures vintage também funciona. O famoso “varal de luzinhas” faz muito sucesso entre os convidados e nas fotos deixando o clima ainda mais romântico.
Faça você mesmo
O famoso DIY (do it yourself) tem muito a ver com essa pegada da decoração rústica. Além de ajudar a economizar, essa ação combina muito bem com o estilo campestre. Use a imaginação e deixe a festa com a personalidade dos noivos.
Juta, palha, cortiça, madeira e mais madeira
Materiais brutos e sem acabamento perfeito ficam muito bem na decoração rústica. A juta, por exemplo, pode ser usada para confeccionar lembrancinhas ou enfeites de mesa – você pode combinar com troncos de árvores cortados e pronto: você já tem um belo centro de mesa. O mesmo acontece com cortiça e palha. Ter um mural de fotos com imagens de momentos especiais dos convidados com os noivos dá um toque especial e romântico à decoração.
Cada detalhe faz a diferença na decoração rústica. Faça testes e experimente texturas. Você vai perceber que além de economizar um dinheirinho para a lua de mel, pode ter um casamento fofo e romântico usando elementos simples.