Curiosidades sobre as tradições de um casamento judaico

Curiosidades sobre as tradições de um casamento judaico

3.8
(4)

Além de ser realizado em um chupá, um casamento judaico tem algumas particularidades. Veja algumas delas e umas dicas para ter uma cerimônia única. 

Não existem barreiras nem limites quando o assunto é amor. E independente da religião é isso que importa em um casamento: celebrar o amor de duas pessoas e marcar um novo ciclo. No judaísmo existem algumas tradições que devem ser seguidas e isso também vale para o casamento judaico. 

Antes do casamento já existem particularidades como o noivado à distância. Na semana anterior ao casamento, os noivos não podem se encontrar. O jejum é outra tradição. Além disso, os noivos fazem jejum no dia do casamento que vale do nascer do sol até o fim da cerimônia. Isso faz com que todos os pecados sejam perdoados. Além disso, representa um momento sagrado para purificar o corpo e a alma com atos de bondade, orações e profunda reflexão espiritual. 

Toda tradição é repleta de significados para o casamento. Veja agora alguns dos rituais que dão sentido à celebração para te inspirar. 

Celebrante

Geralmente o casamento judaico é conduzido por um rabino e pelo razan, mas diferente do casamento católico, qualquer judeu sábio (homem mais velho e com mais experiência na comunidade) pode ser o celebrante. 

A famosa Kipá

Kipá é o nome do chapeuzinho usado na religião. Em um casamento judaico todos os homens devem usar a Kipá. Para os judeus cobrir a cabeça representa respeito e temor a Deus.

“Nossa futura casa” – chupá 

Um item fundamental em um casamento judaico é o tradicional Chupá (pronuncia-se hupá). O elemento é como uma “tenda” aberta de todos os lados sob a qual é realizada a cerimônia. A chupá representa a futura casa a ser construída e dividida pelo casal. 

Quebra dos copos 

Talvez essa seja a tradição mais famosa. Além disso, a quebra do copo pelo noivo é o momento em que todos os convidados gritam Mazel Tov (que significa Sorte). O significado desse ritual é a recordação da destruição do antigo Templo de Jerusalém. Além disso, o ato também proporciona ao casal sua identidade de povo judeu.

Depois disso, é só aproveitar a festa com todo o simbolismo e bênçãos. Em suma, cada religião tem seus rituais e particulares que deixam o grande dia ainda mais especial para os noivos. 

O que achou desse post?

Clique em quantas estrelas esse post merece!

Média de classificação 3.8 / 5. Total de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar esse post!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat